sábado, 16 de abril de 2011

PF desvenda esquema de fraude em prefeituras mineiras


Oito pessoas foram presas e, se condenadas, podem pegar até 30 anos de prisão


Cristiano Couto
13_OperacaoConvite Certo1
Policiais federais recolhem material no gabinete do deputado Dilzon Melo
Superintendência de Polícia Federal
13_OperacaoConvite Certo1
Dinheiro apreendido que seria usado para pagamento de propina
          A Polícia Federal realiza nesta quarta-feira (13) operação para prender uma organização criminosa suspeita de fraudar licitações em nove prefeituras de Minas, a maioria no Sul do Estado. Batizada como Convite Certo, a ação policial é desmembramento da Operação Pasárgada.

O esquema envolvia dois escritórios de advocacia que forjavam processos licitatórios para prestar assessoria jurídica às prefeituras. As principais modalidades usadas pelos grupos eram “Carta Convite” e “Pregão Presencial”.

Os escritórios combinavam as prefeituras que cada um ganharia na licitação e contavam com a participação de agentes públicos para manipular o processo. Eles atuavam nos municípios de Alfenas, Boa Esperança, Campanha, Campos Gerais, Coqueiral, Nepomuceno e Três Pontas, no Sul de Minas; além de Carmo do Paranaíba, no Alto Paranaíba e Dores do Indaiá, no Centro-Oeste mineiro.

Ao todo, foram cumpridos oito mandados de prisão, dezenove mandados de busca e apreensão e duas conduções coercitivas. Dentre os presos estão advogados, procuradores de municípios, agentes públicos e assessores parlamentares. Também apreendidos dinheiro em espécie em alguns locais de busca, além de farta documentação do esquema criminoso.

Os presos são acusados de crimes de formação de quadrilha, visando à prática de fraudes licitatórias, corrupções ativa e passiva, peculato e outros, quando os autores se propunham à distribuição de propinas. Eles podem pegar até 30 anos de prisão.

A Polícia Federal planeja enviar ao Ministério Público elementos suficientes para instruir a ação penal e anular os contratos administrativos firmados com essas prefeituras, mediante ação civil pública.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Prata, a 621 quilômetros de Belo Horizonte, no Triângulo Mineiro, lidera no número de óbitos no trânsito no país

Cidade mineira lidera ranking de mortes no trânsito


Cinco municípios de Minas estão entre os dez do Brasil com maior taxa de óbitos causados por automóveis


Cinco municípios de Minas Gerais estão entre os dez do país com maior taxa de mortes causadas por automóveis. Prata, a 621 quilômetros de Belo Horizonte, no Triângulo Mineiro, lidera no número de óbitos no trânsito no país. A cidade registrou em 2008 uma taxa de 86,6 por 100 mil habitantes. O estudo faz parte do Mapa da Violência, do Instituto Sangari, divulgado ontem em Brasília.

A taxa de mortes de Minas Gerais por 100 mil habitantes nos acidentes causados por automóveis foi de 8,3, enquanto a nacional foi de 5,5. Foram 1.261 mortes no Estado em 2008. O estado de São Paulo, que tem uma frota de automóveis 30% maior que a de Minas, a quantidade de mortes chegou a 1.596, o que representa uma taxa de 4,4 por 100 mil habitantes.

Os outros municípios com maior taxa de mortes causadas por automóveis são Gurupi (GO), com 45,7, Três Corações, no Sul de Minas, 42,7, Manhuaçu, na Zona da Mata (40,8), Francisco Sá, com 38,8 e Salinas, 33,7.

O pesquisador responsável pelo estudo, Julio Jacobo afirma que em dez anos, o número de motociclistas mortos em acidentes de trânsito aumentou 754%. Em 1998 foram 1.047 mortes de motociclistas no país. Em 2008, esse número subiu para 8.939 mortes. O pesquisador responsável pelo estudo, Julio Jacobo, atribui o aumento da mortalidade de motociclistas ao crescimento da frota na última década, que foi de 368,8%. “Há 30 anos, as motos representavam uma parcela praticamente insignificante do total de veículos. Era visto como um artigo de luxo e era inacessível à população. A partir da década de 90, houve a popularização das motocicletas, afirmou”.

No ano de 2008 foram 695 mortes de motociclistas em Minas Gerais, uma taxa 4,5 por 100 mil habitantes. A nacional foi de 6,0. Por outro lado, no Estado 818 pessoas morreram atropeladas e 109 em acidentes envolvendo bicicletas. Os números também são do ano de 2008.


Quer saber mais? Clique no seguinte LINK:

http://www.destakjornal.com.br/readContent.aspx?id=14,93908  

terça-feira, 12 de abril de 2011

Valadares sofre com epidemia de conjuntivite viral


As unidades de saúde estão distribuindo soro fisiológico para quem contraiu a infecção


GOVERNADOR VALADARES – O número de pessoas que contraíram conjuntivite viral neste ano em Governador Valadares, no Leste do Estado, já é quatro vezes maior que o registrado em todo o ano passado. De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, mais de 1.500 notificações foram feitas até esta terça-feira (12), contra as 381 de  2010.

Para desafogar o Hospital Municipal (HM), o Centro de Saúde Doutor Rui Pimenta Filho está mantendo plantões e abrindo nos finais de semana. As unidades de saúde estão distribuindo soro fisiológico para quem contraiu a infecção.

O HM é o termômetro do surto que se instalou na cidade. Para se ter uma idéia, até mês passado, 316 pessoas haviam sido notificadas pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (Nuveh). No dia 8 deste mês, as notificações já somavam 965 casos. Além do hospital, também é intenso o movimento nas unidades de saúde do município. Em vários Postos de Saúde da Família (PSFs) estão sendo realizadas palestras para mostrar como se prevenir e se curar da doença.

O Departamento de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta que a maioria dos casos pode ser tratada em casa ou nos PSFs e não é preciso procurar o HM. A recomendação para aliviar os sintomas é lavar os olhos com água fervida ou filtrada gelada, evitar coçar os olhos, usar lenço de papel e lavar as mãos constantemente. Não havendo melhora, é necessário procurar um serviço de saúde. Alerta ainda que não é recomendado o tratamento com uso de antibiótico.

A auxiliar de escritório Kelen de Almeida Santos, 21 anos, que está há quatro dias com a infecção, procurou  o Centro de Saúde Doutor Rui Pimenta Filho, no Centro. Ela não sabe se contraiu conjuntivite no trabalho - quatro colegas tiveram a doença neste mês - ou do namorado. “Lavava as mãos com freqüência, mas isso não impediu que fosse contaminada. Como meus olhos estão ardendo muito e não vejo melhoras com o soro, vim ao posto para o médico dar uma olhadinha”, disse.

O namorado dela, o auxiliar de produção Janilson Marques de Souza, 21 anos, está com conjuntivite há uma semana. “Meu atestado é de quatro dias, mas não dá para voltar ao trabalho ainda. Vim buscar outro atestado”, revelou. A recepcionista Amanda Karen Ribeiro dos Santos, 19 anos, recebeu quatro dias de atestado.

A conjuntivite se manifestou na noite de segunda-feira e hoje pela manhã, os olhos dela já estavam vermelhos e não abriam com facilidade. “É muito rápida a evolução dessa infecção. Minha mãe passou para a minha irmã, que contaminou meu irmão e meu pai e agora eu, que certamente já infectei meu namorado. Tudo isso em menos de uma semana”, contou. O namorado Romário Vieira da Silva, 22 anos, que acompanhava Amanda ao Centro de Saúde, ficou preocupado. “Meu pai está hospitalizado por causa de um acidente. Não poderei ir visitá-lo”, lamentou.

sábado, 9 de abril de 2011

A cidade mineira Ipuiúna pretende superar o recorde nacional e entrar para o RankBrasil

Maior desfile de carros de boi

Maior desfile de carros de boi
Segunda-feira, 4 de abril de 2011


Maior desfile de carros de boi
O município de Ipuiúna – MG, que possui 10 mil habitantes, quer ser reconhecido nacionalmente durante o 21º Desfile de Carros de Boi. O evento será realizado em 17 de abril de 2011, em comemoração ao padroeiro São Benedito.

Promovida pela Prefeitura Municipal, a tradicional festa pretende reunir aproximadamente 300 carros de boi, com a participação de pessoas de todo o estado. O objetivo é entrar para o RankBrasil, superando o atual recorde de 212 carros, que foi conquistado no ano de 2005, pela cidade de Trindade – GO.

O desfile acontece a partir das 12 horas, com início na Lavadeira do José Roberto Vilas Boas. Um dos aspectos que mais chama a atenção é o cantar das rodas dos carros. O barulho faz o município parar e toda a comunidade se volta para a comitiva.

Antes do desafio, um almoço vai confraternizar os participantes e seus familiares. A categoria do recorde compreende somente carros de boi, não sendo considerados cavalos, charretes ou simliares. Os auditores do RankBrasil estarão presente para validar o título.

Redação: Fátima Pires

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Base de Dilma começa a articular 2012 em Minas e Aécio reage

Siglas que integram a base de apoio à presidenta se reuniram ontem para abrir as negociações sobre eleição em Belo Horizonte

Denise Motta, iG Minas Gerais | 05/04/2011 07:00


Lideranças do PT, PC do B, PMDB e PRB abriram nesta semana as primeiras discussões sobre a sucessão do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB). Os partidos que integram a base de apoio à presidenta Dilma Rousseff reuniram-se nesta segunda-feira na capital mineira e decidiram formular um plano de trabalho que exclua o PSDB. A ideia é convencer Lacerda de que, se ele optar ficar com tucanos na eleição de 2012, perderá apoios de qualquer legenda de sustentação da presidenta.
A movimentação acendeu o sinal amarelo no PSDB, que já traça um plano alternativo para o caso de Lacerda optar pela ruptura da aliança com os tucanos na sua disputa pela reeleição em 2012. Nesta segunda, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou que seu partido deve estar preparado para lançar candidato próprio. “Tem que estar preparado para isso, para lançar candidato à Prefeitura de Belo Horizonte também. Qualquer partido da importância do PSDB, que governa o Estado já pela terceira vez consecutiva, que tem projeto nacional, é natural que tenha também a possibilidade de disputar as eleições em várias capitais do País”, afirmou.
Um dos nomes cotados para a disputa é do deputado federal Rodrigo de Castro. Secretário-geral do PSDB, ele obteve pouco mais de 13 mil votos na capital.
Durante as eleições de 2008, o PT, capitaneado pelo então prefeito Fernando Pimentel (atual ministro de Dilma), e o PSDB, liderado pelo então governador Aécio Neves, juntaram forças para eleger Lacerda. O PT indicou o candidato a vice. O PSDB não fez parte da chapa (por decisão do PT), mas deu apoio informal ao candidato e hoje faz parte da sua administração. A aliança aconteceu porque, naquela época, a candidatura Lacerda fortalecia os grupos que dão apoio a Pimentel e Aécio nos respectivos partidos. Hoje, o cenário mudou. Aécio tem aumentado as críticas ao PT, tentando se colocar como o principal nome da oposição ao governo Dilma.
Durante o encontro dos governadores do PSDB em Minas, Aécio disse que a criação da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, com status de ministério, é um “escárnio para a população brasileira”. Essa declaração foi a gota d'água e líderes das legendas que apoiam Dilma em Minas pediram uma audiência com a presidenta na qual pretendem argumentar ser preciso cuidado com o senador Aécio.
Isolamento do PSB
Lacerda é presidente do PSB de Belo Horizonte e se nega a comentar sobre a eleição do ano que vem, sob argumento de que sua prioridade agora é administrar a cidade. Seu vice, o petista Roberto Carvalho, participou da reunião de hoje na assembleia na qual a estratégia foi discutida. Segundo ele, estavam reunidos partidos “100% Dilma, sem crise de identidade”. Questionado se referia-se ao PSB, Carvalho desconversou. Ninguém do PSB participou da reunião.
Tem que estar preparado para isso, para lançar candidato à prefeitura de Belo Horizonte também. Qualquer partido da importância do PSDB, que governa o Estado já pela terceira vez consecutiva, que tem projeto nacional, é natural que tenha também a possibilidade de disputar as eleições em várias capitais do País", afirmou Aécio
"Caminhar juntos em torno de um projeto para a capital mineira", como os partidos que apoiam Dilma definiram a reunião, não significa que haja uma aliança formal entre PT, PC do B, PMDB e PRB. As três primeiras legendas acenam com a possibilidade de lançar candidatura própria, mas avisam que estarão juntas em um eventual segundo turno. Do PT, estão cotados para a disputa o vice de Lacerda e o deputado federal Miguel Corrêa Júnior.
A deputada federal Jô Moraes (PCdoB) e o deputado federal Leonardo Quintão (PMDB) são outros nomes aventados que já possuem experiência na empreitada. Quintão teve apoio de Jô Moraes ao disputar e perder no segundo turno em 2008. “Fechamos que caminharemos juntos ou no primeiro ou no segundo turno. Por enquanto, não vamos discutir nomes, mas o PMDB quer candidatura própria”, avisou Quintão, presente na reunião.
Representante do PC do B de Jô Moraes, Zito Vieira diz que se Lacerda optar pelo PSDB estará abrindo mão de ter o apoio de sua legenda. Ele conta que a reunião hoje ganhou um caráter mais amplo porque os apoiadores de Dilma estão extremamente incomodados com os recentes ataques feitos por Aécio contra Dilma.
A reação do PSDB
Apesar de destacar que o PSDB deve estar preparado para lançar um nome, Aécio ressaltou que a aliança entre sua legenda e o prefeito de Belo Horizonte "reflete o modo de gestão tucano", de priorizar a eficiência da máquina pública. Questionado se estava trabalhando para reeditar a aliança entre tucanos e Lacerda, Aécio disse que caberá ao prefeito a decisão.
“A aliança hoje com o prefeito para nós é confortável, tem permitido à Prefeitura de Belo Horizonte introduzir alguns instrumentos que nós já havíamos introduzido e exercemos aqui no Estado, aqui na administração municipal”, destacou.
O tucano lembrou que Lacerda foi seu secretário de Planejamento e Gestão e que seu modo de administrar a capital mineira é como o modo tucano. Aécio ressaltou ainda que as decisões eleitorais são de responsabilidade dos dirigentes estaduais e municipais dos partidos.
“Eu vejo no esforço de gestão, de qualificação do setor público, uma similaridade, uma proximidade maior do prefeito Marcio Lacerda conosco, porque ele traz, desde o tempo que foi meu secretário, essa concepção de que o setor público precisa ser eficiente para apresentar resultados. Então hoje é uma aliança que nos parece natural. Quanto à eleição futura vai caber sobretudo ao prefeito definir quais são as suas prioridades”, finalizou.

Portal do Município de Heliodora no Painel do Paim


Para acessar o site do município de Heliodora, clique no seguinte LINK:
 
http://www.heliodora.mg.gov.br/