Valadares sofre com epidemia de conjuntivite viral
GOVERNADOR VALADARES – O número de pessoas que contraíram conjuntivite viral neste ano em Governador Valadares, no Leste do Estado, já é quatro vezes maior que o registrado em todo o ano passado. De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, mais de 1.500 notificações foram feitas até esta terça-feira (12), contra as 381 de 2010.
Para desafogar o Hospital Municipal (HM), o Centro de Saúde Doutor Rui Pimenta Filho está mantendo plantões e abrindo nos finais de semana. As unidades de saúde estão distribuindo soro fisiológico para quem contraiu a infecção.
O HM é o termômetro do surto que se instalou na cidade. Para se ter uma idéia, até mês passado, 316 pessoas haviam sido notificadas pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (Nuveh). No dia 8 deste mês, as notificações já somavam 965 casos. Além do hospital, também é intenso o movimento nas unidades de saúde do município. Em vários Postos de Saúde da Família (PSFs) estão sendo realizadas palestras para mostrar como se prevenir e se curar da doença.
O Departamento de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta que a maioria dos casos pode ser tratada em casa ou nos PSFs e não é preciso procurar o HM. A recomendação para aliviar os sintomas é lavar os olhos com água fervida ou filtrada gelada, evitar coçar os olhos, usar lenço de papel e lavar as mãos constantemente. Não havendo melhora, é necessário procurar um serviço de saúde. Alerta ainda que não é recomendado o tratamento com uso de antibiótico.
A auxiliar de escritório Kelen de Almeida Santos, 21 anos, que está há quatro dias com a infecção, procurou o Centro de Saúde Doutor Rui Pimenta Filho, no Centro. Ela não sabe se contraiu conjuntivite no trabalho - quatro colegas tiveram a doença neste mês - ou do namorado. “Lavava as mãos com freqüência, mas isso não impediu que fosse contaminada. Como meus olhos estão ardendo muito e não vejo melhoras com o soro, vim ao posto para o médico dar uma olhadinha”, disse.
O namorado dela, o auxiliar de produção Janilson Marques de Souza, 21 anos, está com conjuntivite há uma semana. “Meu atestado é de quatro dias, mas não dá para voltar ao trabalho ainda. Vim buscar outro atestado”, revelou. A recepcionista Amanda Karen Ribeiro dos Santos, 19 anos, recebeu quatro dias de atestado.
A conjuntivite se manifestou na noite de segunda-feira e hoje pela manhã, os olhos dela já estavam vermelhos e não abriam com facilidade. “É muito rápida a evolução dessa infecção. Minha mãe passou para a minha irmã, que contaminou meu irmão e meu pai e agora eu, que certamente já infectei meu namorado. Tudo isso em menos de uma semana”, contou. O namorado Romário Vieira da Silva, 22 anos, que acompanhava Amanda ao Centro de Saúde, ficou preocupado. “Meu pai está hospitalizado por causa de um acidente. Não poderei ir visitá-lo”, lamentou.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial